Alemanha cancela voos de carga procedentes do Iémen - TVI

Alemanha cancela voos de carga procedentes do Iémen

Iémen: explosão junto à embaixada britânica

Em causa a suspeição de que um dos pacotes armadilhados com destino aos Estados Unidos ter passado por aquele país

O Governo alemão decidiu suspender os voos de carga procedentes do Iémen a partir deste domingo. Em causa, a suspeição de que um dos pacotes armadilhados com destino aos Estados Unidos ter passado por aquele país, revelou o ministro do interior, Thomas de Maiziére.

O ministro alemão afirmou ao jornal «Bild am Sonntag», citado pela Lusa, que o «Governo decidiu a suspensão imediata de todos os voos provenientes do Iémen».

Entretanto, as autoridades iemenitas continuam à procura de terroristas no país e já detiveram duas mulheres: uma estudante de medicina, que alegadamente enviou os pacotes armadilhados com explosivos via correio aéreo, para os Estados Unidos, e a mãe.

De acordo com o jornal alemão, os serviços de informações alemães (BKA) enviaram um alerta às autoridades inglesas de que a bordo de um avião de carga seguia um pacote armadilhado com explosivos. A fonte da informação sobre os explosivos enviados por via aérea foi dos serviços secretos das Arábia Saudita, mas as autoridades alemãs não foram a tempo de retirar a encomenda que já tinha seguido para Inglaterra, antes do destino final em território americano.



A Direcção Geral da Aviação Civil Francesa (DGAC) também já tinha anunciado a suspensão do transporte de mercadorias aéreos provenientes do Iémen, após a emissão de um alerta internacional face à descoberta dos engenhos explosivos em duas encomendas.

Os Estados Unidos mantêm o nível de alerta de ataques terroristas em «elevado», o terceiro nível de cinco, para ataques em solo americano de acordo com o departamento de segurança interna (DHS) daquele país.
Continue a ler esta notícia