Infografia do governo francês gera piadas nas redes sociais - TVI

Infografia do governo francês gera piadas nas redes sociais

  • Sofia Santana
  • 30 jan 2015, 13:48
Infografia divulgada pelo governo francês está no centro de uma nova polémica nas redes sociais

Gráfico apresenta sinais de alerta para identificar suspeitos jihadistas

Uma infografia divulgada pelo governo francês está a dar que falar nas redes sociais e a ser alvo de muitas piadas.

Desde os atentados de Paris, que fizeram 17 mortos e que começaram com o ataque ao jornal satírico «Charlie Hebdo», o governo de François Hollande tem implementado várias ações de combate ao terrorismo e à causa jihadista. Além de operações policiais para eliminar possíveis ameaças, o Eliseu também lançou uma campanha de sensibilização e, na quarta-feira, um site exclusivamente dedicado a esta missão, identificada pela hashtag #StopDJihadisme.

Um dos objetivos do governo é que os cidadãos consigam identificar suspeitos jihadistas através de vários indícios evidentes nas práticas do dia-a-dia.

«Não vêem mais televisão nem vão ao cinema, deixam de praticar atividades desportivas, mudam a forma como se vestem», são alguns dos exemplos de sinais de alerta para detetar extremistas.




Mas a descrição apresentada está a gerar polémica e, nas redes sociais, os utilizadores não perderam tempo em responder com ironia à informação veiculada.

«A campanha não é para identificar potenciais jihadistas, mas para identificar pessoas desempregadas», escreveu um utilizador no Twitter.
 
Um dos sinais que tem gerado mais controvérsia refere-se à mudança de hábitos alimentares, que surge acompanhada da imagem de uma baguete com uma cruz em cima.

«O governo convida-os a ter atenção a todas as pessoas que não comem baguetes», disse outro utilizador no microblog.

Apesar das piadas geradas, muitos especialistas consideram positiva a ação do governo francês, na medida em que esta passa a mensagem de que um comportamento tão radical como a defesa da causa jihadista está escondido em pequenos pormenores e mudanças do quotidiano.

O site lançado pelo governo já conta com mais de 17 mil fãs no Facebook e a hashtag #StopDjihadisme já foi usada mais de 12 mil vezes.



 
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