Prémio FIFA: Cristiano Ronaldo e Modric escolheram... Varane - TVI

Prémio FIFA: Cristiano Ronaldo e Modric escolheram... Varane

Real Madrid-Grémio (Reuters)

Saiba em quem votaram os eleitos e os selecionadores portugueses

Luka Modric foi eleito jogador do ano pela FIFA, sucedendo a Cristiano Ronaldo, que foi segundo. E ambos escolheram outro nome como primeira opção para vencer: Raphael Varane, defesa do Real Madrid e campeão do mundo com a França.

Aliás, Varane foi também a primeira escolha do seu capitão de equipa na seleção, Hugo Lloris, e terminou na nona posição geral.

As votações de Cristiano Ronaldo e Modric, que participaram como capitães das suas seleções, são muito semelhantes. Varane como primeira opção, o «rival» como segunda e em terceiro Griezmann.

Já Lionel Messi, que esta época ficou pela primeira vez em dez anos fora dos finalistas e acabou na quinta posição, votou em ambos. O argentino escolheu Luka Modric como primeira opção, o francês Kylian Mbappé como segunda e Cristiano Ronaldo em terceiro.

Fernando Santos, o selecionador nacional, deu o maior número de votos a Cristiano Ronaldo, seguido de Modric e do belga Eden Hazard.

Entre os outros treinadores portugueses que votaram como selecionadores, apenas Carlos Queiroz não votou em Ronaldo, o que aliás já aconteceu antes: as escolhas atribuídas a Queiroz na lista divulgada pela FIFA são Modric, Mbappé e Hazard. Rui Águas (Cabo Verde), e Paulo Duarte (Burkina Faso) escolheram Ronaldo em primeiro, seguindo ambos com Salah e Messi, Abel Xavier (Moçambique) optou por Modric, Mbappé e depois CR.

Os votos de selecionadores e capitães tiveram peso de 50 por cento na votação final. O restante resultou de uma ponderação entre uma votação de adeptos online e as escolhas de 200 jornalistas.

Continue a ler esta notícia