Dalai Lama quer ser substituído por mulher atraente - TVI

Dalai Lama quer ser substituído por mulher atraente

Dalai Lama

Líder religioso tibetano afirmou em entrevista à BBC que "se vier uma mulher Dalai Lama, então essa mulher deve ser muito atraente ou não serve muito"

Dalai Lama chocou milhões de seguidores e ativistas feministas ao afirmar que, se fosse sucedido por uma mulher esta deveria ser fisicamente “atraente”. As declarações foram proferidas enquanto o líder tibetano visitava Londres, no Reino Unido.

"Se vier uma mulher Dalai Lama, então essa mulher deve ser muito atraente, de outro modo não serve muito", afirmou líder budista, em tom de brincadeira, em entrevista à BBC.


Quando o entrevistador lhe perguntou se estava a falar a sério, o monge respondeu apenas “é verdade”.

Mas, ao que tudo indica, o comentário não passou apenas de uma brincadeira, uma vez que Dalai Lama afirmou de seguida que grande parte  do seu sucesso se deveu à sua aparência física.

As declarações surgiram na mesma entrevista em que Dalai Lama disse que não haveria qualquer problema em ser substituído por uma mulher, desde que essa seja a decisão tomada pelo “povo tibetano”.

O líder deixou ainda uma mensagem de igualdade entre sexos, acrescentando que “as mulheres, biologicamente, têm mais potencial para mostrar afeto e compaixão”.

“Por esse motivo, no mundo atual, com tantos problemas, acredito que as mulheres deveriam exercer um papel mais importante"


No início de setembro, o governo chinês publicou um documento sobre o Tibete no qual defende seu direito no que se refere à escolha do próximo Dalai Lama. O líder religioso, que já tem 80 anos, afirmou durante esta visita que a instituição budista tibetana só deve continuar se o povo a considerar relevante.
Continue a ler esta notícia