A igreja da localidade de Todoque desmoronou-se perante o aumento da velocidade da lava que sai do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, Canárias. A lava começou a cercar o município de El Paso por volta de 21 de setembro, e a velocidade do magma está agora a 100 metros por hora.

Segundo os meios de comunicação espanhóis, os bombeiros tentaram ao máximo proteger a igreja de San Pio X, mas os esforços acabaram infrutíferos, com a queda do edifício, a começar pelo campanário, a verificar-se este domingo.

Já antes disso, e prevendo o pior, as autoridades tiraram do interior da igreja vários objetos, entre os quais quadros, crucifixos ou candelabros.

Quanto à população de Todoque, localidade com perto de mil habitantes, foi permitido que regressassem a casa para recolher os seus pertences.

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção no a 19 de setembro depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região.

A lava do vulcão destruiu dezenas de casas e obrigou à retirada de mais de seis mil pessoas que estavam na zona da erupção, mas não foram registadas vítimas até ao momento.

António Guimarães