Málaga: já foram perfurados 20 metros do túnel para resgatar Julen - TVI

Málaga: já foram perfurados 20 metros do túnel para resgatar Julen

  • Andreia Miranda
  • Duarte Bivar
  • MM - Notícia atualizada às 00:39 de domingo
  • 19 jan 2019, 12:31

Depois de terminado o túnel vertical, a escavação da galeria horizontal deve demorar pelo menos 20 horas. Julen caiu ao furo no passado domingo, mas autoridades ainda mantém a esperança de encontrar o bebé com vida

Julen está desaparecido há mais de 150 horas horas e serão precisas mais para que se chegue onde as autoridades pensam que esteja o bebé que caiu no furo de prospeção de água com mais de 100 metros. Há sete dias que centenas de operacionais trabalham dia e noite para tentar localizar a criança, sem sucesso.

A equipa já conseguiu perfurar 20 metros dos cerca de 60 que são necessários para chegar até à quota onde se pensa estar Julen. As máquinas devem trabalhar durante toda a noite de domingo e espera-se que o túnel vertical esteja concluído de manhã, para que, depois, uma equipa de mineiros possa escavar, à mão, o túnel horizontal até chegar ao menino.  

Este sábado de manhã, em conferência de imprensa, Ángel García Vidal, coordenador das operações de resgate, revelou que as autoridades ainda mantém a esperança de encontrar o bebé com vida. Ángel García Vidal diz mesmo que tem esperança de que, a partir de agora, as circunstâncias sejam melhores e que as operações possam avançar de forma mais rápida.

O que falta fazer para chegar a Julen

A galeria horizontal deve levar cerca de 20 horas a ser construída, "o menor tempo possível".

O coordenador garantiu ainda que apesar de Julen estar preso dentro do túnel há quase uma semana, os operacionais envolvidos nas operações mantém a esperança de que vão encontrar a criança com vida. 

"O objetivo principal da perfuração e de todo o trabalho que estamos a fazer é chegar à quota -71 que é onde está a terra que, acreditamos, está a tapar Julen. Não sabemos a altura do tampão, nem sequer se é um tampão ou se a terra vai até ao fundo. A profundidade do poço era de 110 metros. Mas, os dados que temos é que aos 71 metros está um tampão. O nosso objetivo principal é chegar aí. Com a galeria horizontal conseguiremos, aproximadamente, três metros de acesso ao poço (...) e é aí que esperamos encontrar a Julen", explicou, acrescentando que "o ânimo lá em cima é extraordinário. O nosso único objetivo é chegar a Julen o quanto antes. Temos esperança de chegar a ele o quanto antes e de o levar aos pais".

Julen, de dois anos, caiu num furo de prospeção de água às 14:00 de domingo e, desde então, uma centena de pessoas participam da operação de resgate da criança.

Na quarta-feira, as autoridades espanholas localizaram vestígios biológicos que permitem ter a certeza de que o pequeno Julen está mesmo dentro do furo. 

Continue a ler esta notícia