Youtuber despedido por mostrar alegria após morte de toureiro - TVI

Youtuber despedido por mostrar alegria após morte de toureiro

JPelirrojo

Multinacional espanhola despediu JPelirrojo depois de declarações polémicas sobre morte do toureiro Víctor Barrio, na arena de Teruel

Uma empresa multinacional de géneros alimentícios, a Nestlé, decidiu afastar o youtuber espanhol JPelirrojo de uma campanha publicitária a um gelado. JPelirrojo era o rosto da campanha. A decisão foi tomada após algumas publicações no Twitter, feitas pela estrela das redes sociais, onde este demonstra alegria pela morte do toureiro Víctor Barrío. Recorde-se que este perdeu a vida, na passada semana, em frente a milhares de espectadores na arena de Teruel, na província de Aragão.

O YouTuber é conhecido, em Espanha, pelos seus vídeos cómicos, que ultrapassam um milhão de visualizações. A multinacional alimentícia viu-se obrigada a tomar uma posição depois da reação de grupos pró-touradas que criticaram o protagonista e a própria Nestlé.

Numa das publicações mais polémicas, a figura pública diz que está feliz “porque é graças à sua morte [de Víctor Barrio] que termina a violência feita a um animal que nunca quis violência”.

Depois deste tweet polémico, o youtuber continuou a dar a sua opinião sobre o caso, com declarações como: “O terrorista neste caso é o toureiro. Gostavas que um terrorista que ia matar alguém morresse antes de o fazer?” ou “Claro que não ponho a vida de um toureiro e de um touro ao mesmo nível. O touro não quer magoar ninguém e tem, portanto, mais valor”.

Todos estes comentários, que foram denunciados por alguns usuários do Twitter, foram apagados por JPelirrojo pouco tempo depois. Aliás, a sua conta foi inundada de mensagens que desaprovavam a sua postura, misturadas com comentários de apoio e com tom provocatório para com os utilizadores pró-tourada.

O próprio JPelirrojo continuou a alimentar a polémica dias depois da morte do toureiro ao sublinhar a defesa dos animais, referindo que “quem se cala perante uma injustiça converte-se em cúmplice do mesmo ato”.

A escalada de críticas levou os toureiros a criar uma campanha de boicote à multinacional espanhola e a empresa decidiu posicionar-se também através do Twitter argumentando que “a vida humana está acima de qualquer outra consideração” e que, por isso, não pode estar de acordo “com nenhuma opinião que não responda a [esse] princípio”.

Menos de 24 horas depois, a empresa espanhola anunciou o afastamento de JPelirrojo da campanha publicitária onde participava.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE