Pelo menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após o descarrilamento de um comboio perto da cidade de Hualien, em Taiwan, informou a Polícia.

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), a Polícia informou que muitos passageiros sofreram "paragem cardíaca antes de chegarem ao hospital", havendo várias pessoas presas dentro das carruagens.

Um balanço anterior dava conta de 36 mortos e dezenas de feridos após o descarrilamento do comboio perto da cidade de Hualien, em Taiwan.

Pelo menos 110 passageiros foram transportados para o hospital, acrescentou a Polícia.

O comboio circulava pelo túnel de Daqingshui, com cerca de 350 passageiros a bordo, quando ocorreu o acidente, às 09:28, hora local (01:28 em Lisboa), segundo a agência de notícias oficial Central News Agency (CNA).

Segundo a Administração Ferroviária de Taiwan, o comboio descarrilou à entrada do túnel, quando colidiu com um veículo de manutenção estacionado junto aos carris.

Em resultado, várias carruagens embateram contra as paredes do túnel.

A administração ferroviária de Taiwan informou que o serviço na rota oriental da ilha deverá ser retomado por volta das 18:00, hora local (10:00 em Lisboa).

O comboio sinistrado tinha deixado Shulin, em Nova Taipé, e dirigia-se para a cidade de Taitung, no sudeste da ilha.

/ JGR-Atualizada às 12:48