China: sismo de magnitude 6.0 em Sichuan - TVI

China: sismo de magnitude 6.0 em Sichuan

Terramoto (arquivo)

Para já há um morto a registar e cinco feridos graves . Há três meses, tremor de terra nesta região causou 90 mil mortos

Relacionados
Actualizada às 16 horas

Um sismo de magnitude 6.0 na escala de Richter abalou esta terça-feira a província chinesa de Sichuan, região sudoeste, causando a morte de uma pessoa e ferindo gravemente outras cinco, segundo noticiam as agências internacionais.

Em Maio passado, dia 12, esta província foi afectada por um forte abalo, de magnitude 8, que causou perto de 90 mil mortos. Estão ainda desaparecidas milhares de pessoas e mais de cinco milhões ficaram sem casa.

Um responsável pelo gabinete de sismologia chinês, com sede em Pequim, confirmou que uma «réplica» tinha ocorrido na região.

O terramoto ocorreu às 17:49 (10:49 em Lisboa), a 48 quilómetros noroeste da cidade Guangyuan, segundo as informações do USGS, ou seja, não muito longe da área afectada em Maio passado.

O sismo foi sentido até Xian, capital da província de Shaanxi (norte), onde as pessoas saíram de imediato para a rua, de acordo com as declarações de um turista às agências noticiosa internacionais. A agência noticiosa oficial Nova China indicou que o terramoto foi sentido igualmente em Chengdu, capital de Sichuan.

Desde Maio, mais de 12.600 réplicas foram sentidas nesta região, das quais sete ultrapassaram a magnitude 6 na escala de Richter, segundo os dados estatísticos das autoridades chinesas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados