Sismo no Chile causou dois mortos e 140 feridos - TVI

Sismo no Chile causou dois mortos e 140 feridos

  • Portugal Diário
  • 15 nov 2007, 09:26

A maioria das vítimas é de Tocopilla, uma das localidades mais afectadas

Relacionados
O número de vítimas do forte sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter que abalou quarta-feira o Norte do Chile elevou-se para dois mortos e 140 feridos, de acordo com os últimos dados divulgados por fontes oficiais.

As duas vitimas mortais, duas mulheres de 54 e 88 anos, foram registadas em Tocopilla, a 1.556 quilómetros de Santiago do Chile. Dos 140 feridos confirmados até agora, 110 encontravam-se também em Tocopilla, cujo hospital também foi danificado, obrigando os médicos a improvisar um «hospital de campanha» no exterior do edifício para atender os feridos, revelou a directora do Serviço Nacional de Emergência, Cármen Fernández.

De acordo com as informações até agora disponíveis, Tocopilla foi uma das localidades mais afectadas pelo sismo. O autarca local Eduardo Ahumada estimou que cerca de 30 por cento dos edifícios tenham sofrido danos estruturais.

Tocopilla encontra-se situado a cerca de 35 quilómetros do epicentro do sismo que, segundo o Instituto Sismológico da Universidade do Chile, atingiu uma magnitude de 7,7 na escala de Richter. Próximo de Tocopilla está situada a pequena localidade de Quillgua, que também sofreu uma forte destruição.

O sismo ocorreu às 12:43 locais (15:43 em Lisboa) e foi sentido desde a fronteira com o Peru até Santiago do Chile, numa extensão de dois mil quilómetros. No Sul do Peru, na cidade boliviana de La Paz, na província argentina de San Juan e na cidade brasileira de São Paulo o abalo foi igualmente sentido.

A representação diplomática de Portugal iniciou de imediato contactos com os poucos portugueses que vivem no Norte do Chile e ao fim do dia não havia notícias de que algum deles tivesse sido afectado pelo sismo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados