Homem tinha sangue branco por causa do excesso de gordura - TVI

Homem tinha sangue branco por causa do excesso de gordura

  • BM
  • 6 mar 2019, 13:23
Alexandra Borges: Negligência médica

Paciente que deu entrada no Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha, sofria da "síndrome de hiperviscosidade do sangue devido ao nível extremamente alto de triglicéridos"

O caso surpreendeu os médicos. Um paciente do Hospital Universitário de Colónia, na Alemanha, deu entrada nas urgências com náuseas, vómitos e dores de cabeça. Ao serem feitos alguns exames, houve uma coisa que chamou a atenção dos médicos: o sangue do doente era branco. 

Inicialmente, o tom era mais claro que o sangue venoso escuro normal. Parecia mais sangue arterial, mas com um brilho branco. Após a sedimentação, uma parte branca separou-se do sangue saudável, que permaneceu na parte inferior do recipiente", explicou o médico que atendeu o paciente, Philipp Köhler, de acordo com a BBC, acrescentando que o sangue adquiriu uma "cor leitosa".

Os exames acabaram por revelar que o homem de 39 anos, cuja identidade não foi revelada, sofria da "síndrome de hiperviscosidade do sangue devido ao nível extremamente alto de triglicéridos". 

Os triglicéridos são um tipo de gordura que vem de alimentos como a manteiga e os óleos. Contudo, níveis elevados deste tipo de gordura podem ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas, álcool e tabaco em excesso.

Caso raro

Para tratar esta doença, é usada uma máquina para retirar a gordura do sangue e, assim, reduzir a viscosidade. Mas o caso deste paciente era tão grave que os filtros que sugam a gordura do sangue entupiram várias vezes durante o tratamento.

Tivemos de procurar alternativas", disse Köhler, em declarações à BBC.

Para conseguir estabilizar o paciente, a equipa médica do Hospital Universitário de Colónia teve de recorrer à flebotomia, ou seja, extraiu o sangue do doente e substitui-o por sangue de um doador.

Não tivemos escolha. Precisávamos levar o paciente a um estado em que os procedimentos padrão para remover os lipídios do sangue fossem novamente possíveis", explicou o médico.

A técnica funcionou e os médicos conseguiram baixar os níveis de triglicéridos do sangue do paciente.

Até onde sabemos, este é o primeiro caso de hipertrigliceridemia severa que precisou de flebotomia para salvar o paciente depois que o procedimento padrão falhou", sublinhou o especialista.

Segundo Philipp Köhler, os altos níveis de gordura no sangue do paciente foram causados ​​por uma combinação de resistência à insulina, obesidade, dieta inadequada e por um tratamento incorreto da diabetes.

O paciente sofre de diabetes, mas há vários dias que não fazia a medicação diária indicada. 

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE