Não há acordo sobre muro, EUA quase entram em "shutdown" - TVI

Não há acordo sobre muro, EUA quase entram em "shutdown"

  • 22 dez 2018, 01:09

Não havendo entendimento sobre a despesa federal, dá-se o encerramento de serviços governamentais e funcionários públicos deixam de receber. Mas prazo foi esticado, sem poder passar deste sábado

A Câmara dos Representantes, nos Estados Unidos, terminou a sessão de sexta-feira sem conseguir um acordo sobre a despesa federal - dentro dela a construção do muro na fronteira com o México. Isto significaria que o país entraria em shutdown, com o encerramento de serviços governamentais a partir da meia-noite, hora local (05:00 deste sábado em Lisboa).

Porém, o líder da maioria republicana Kevin McCarthy informou os legisladores de que será dado um aviso prévio de 24 horas, empurrando para uma votação que poderá decorrer até pelo menos este sábado à noite.

Assessores de Donald Trump estiveram no Congresso para procurarem um compromisso, que permitisse ao Presidente obter os cinco mil milhões de dólares para construir o muro que pretende na fronteira com o México.

A sessão foi remarcada para o meio-dia de hoje. Se não se chegar a acordo já com este prazo esticado, os efeitos práticos serão bem complicados, ainda para mais na quadra natalícia: centenas de funcionários públicos passam a estar obrigados a ficar em casa sem receber salário.

No Twitter, ainda antes do final da sessão de sexta-feira, Trump anunciou que cancelou a sua ida à Florida, esperando que os democratas ajudassem a "proteger a fronteira da América".

Não aconteceu. 

Continue a ler esta notícia