Dois mortos confirmados depois do sismo na Nova Zelândia - TVI

Dois mortos confirmados depois do sismo na Nova Zelândia

Abalo de magnitude 7.8 na escala de Richter registado durante a madrugada causou vários danos em estradas e edifícios. Autoridades mantêm alerta de tsunami

As autoridades da Nova Zelândia confirmaram duas vítimas mortais na sequência do forte sismo registado no país, este domingo.

O abalo de magnitude 7.8 na escala de Richter teve o epicentro a norte da cidade de Christchurch e foi sentido em todo o país, causando estragos generalizados.

A Proteção Civil da Nova Zelândia, MCDEM, atualizou o alerta de tsumani para áreas costeiras específicas através de um mapa publicado no Twitter.

As primeiras ondas gigantes já foram registadas perto de Kaikoura e Wellington. As autoridades aconselham as pessoas a procurarem refúgio em pontos altos e a evitarem praias e zonas costeiras.

Para além das vítimas mortais, há ainda registo de pelo menos dois feridos na sequência do colapso de um edifício em Kaikoura.

Há várias ligações ferroviárias suspensas, mas os aeroportos continuam em funcionamento.

Desde o registo do primeiro sismo, já foram várias as replicas sentidas por todo o país.

Não há portugueses entre as vítimas

As autoridades portuguesas na Nova Zelândia não têm registo de vítimas na zona onde habita a maioria dos portugueses que vivem na Nova Zelândia, disse à Lusa uma fonte oficial do gabinete da secretaria de Estado das Comunidades.

A esta hora, 05:30 locais [18:30 em Lisboa] não há relatório de feridos ou mortos nas zonas onde há portugueses", disse uma fonte oficial da secretaria de Estado das Comunidades, que acrescenta que "a maioria dos portugueses está em Auckland, onde nem sequer se sentiu o tremor de terra".

As informações enviadas para Lisboa pelo cônsul honorário na Nova Zelândia apontam para estradas bloqueadas e o sistema ferroviário suspenso na Ilha do Sul e na parte sul da Ilha do Norte, mantendo-se o aeroporto de Wellington em funcionamento.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE