Tunísia: detidos dois apoiantes de Ben Ali e o dono de uma TV - TVI

Tunísia: detidos dois apoiantes de Ben Ali e o dono de uma TV

A «Caravana da libertação» - EPA/STR

Enquanto isto, a revolta continua nas ruas, onde as manifestações se sucedem e juntam milhares de pessoas

A Tunísia deteve este domingo dois aliados do presidente deposto, Zine al-Abidine Ben Ali, bem como o proprietário de um canal televisivo, segundo noticia a BBC.

Trata-se do ex-ministro do Interior Abdallah Qallal e do conselheiro especial do presidente Abdelaziz bin Dhia, que se encontrarão em prisão domiciliária. Em relação à terceira detenção, trata-se do proprietário do canal privado Hannibal TV, Larbi Nasra, acusado, segundo relatos, de arquitectar o regresso de Ben Ali. Nasra é familiar da mulher do presidente deposto e está acusado de difundir informação para incitar à violência, espalhar a confusão e divulgar informações falsas.

Enquanto isto, a revolta continua nas ruas, onde as manifestações se sucedem e juntam milhares de pessoas. Neste domingo, centenas de jovens deitaram a abaixo barreiras de segurança gritando para que os antigos aliados do antigo regime de Ben Ali deixem o governo provisório.

Apesar de não haver registo de incidentes violentos, não há ainda sintonia em relação ao número de mortos oficiais - 78 - e o da ONU, que aponta para 117, setenta dos quais vítimas mortais por via da imolação.

O quadro político instável e de revolta nas ruas está a provocar o regresso de vários opositores ao regime deposto. Chegou este fim-de-semana a Tunes o homem de negócios e político Tarak Mekki. Numa altura em que todos os partidos políticos e movimentos islâmicos foram legalizados, aumentando os eventuais candidatos ao poder.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos