Austrália: milhares tentam subir a Ayers Rock nos últimos dias antes da proibição - TVI

Austrália: milhares tentam subir a Ayers Rock nos últimos dias antes da proibição

  • AM
  • 24 out 2019, 20:18

Turistas enfrentam filas gigantescas para subir ao topo da montanha depois do governo australiano ter dado razão ao povo Anangu, que há anos implora para que os turistas não subam à zona que consideram sagrada

O monte Ayers Rock fica no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, na Austrália, e a partir de sábado será oficialmente proibido subir ao topo da montanha. A decisão surge depois do povo Anangu ter implorado durante anos para que os turistas não subissem à zona que consideram sagrada.

Perante a proibição, foram milhares os turistas que viajaram para o local para tentar subir a Ayers Rock, causando filas gigantescas e muita confusão na zona do monte, com carrinhas e caravanas estacionadas ilegalmente em terrenos privados para que quem para ali viajou tenha onde dormir uma vez que o resort local tem estado lotado.

As imagens divulgadas nas redes sociais mostram as filas gigantescas que se formam junto à formação rochosa desde bem cedo.

Uluru é considerada terra sagrada pelo povo indígena Anangu, que há anos que imploram para que os turistas não subam à zona que consideram sagrada.

"[Uluru é] Um sítio muito sagrado, é como a nossa igreja. Pessoas de todo o mundo chegam e sobem. Não têm respeito nenhum", afirmou Rameth Thomas, membro do povo Anangu, à BBC.

Mas, desde que em 2017 foi anunciado que a subida iria ser oficialmente fechada, as visitas aumentaram 16%, tendo atingido o seu pico nas últimas semanas com o aproximar da data final.

A formação rochosa conhecida por "Ayers Rock", no Parque Nacional de Uluru-Kata Tjuta, é um dos locais mais conhecidos da Austrália, sendo visitado regularmente por famosos, entre eles membros da família real.

 

Continue a ler esta notícia