A partir desta segunda-feira, os britânicos vacinados contra a covid-19 que viajem para Portugal já não precisam de cumprir quarentena no regresso.

A medida já tinha sido anunciada pelo ministro dos transportes, mas entra hoje em vigor, naquele que está a ser apelidado de o "Dia da Liberdade" em Inglaterra, que marca o fim das restrições no país, com o desconfinamento total, apesar de o número de infetados estar a subir há vários dias.

Portugal, à exceção da Madeira que está na lista verde, é um dos muitos países na lista âmbar do Reino Unido, que pode sofrer alterações, como voltar à lista vermelha, com o agravar da situação pandémica.

Isto apesar de o próprio Reino Unido registar, nos últimos dias, cerca de 50.000 casos diários de covid-19 e antecipar uma média de 100.000 em agosto.

No caso de Espanha, as ilhas baleares - Formentera, Ibiza, Maiorca e Menorca - entraram para a lista âmbar às 04:00 de hoje (o continente e as Canárias já estavam na lista), com as reservas a dispararem após o alívio das restrições.

Nas últimas 24 horas, foram registados 48.161 novos casos de covid-19 no Reino Unido, com uma média de 45.000 casos nos últimos sete dias (316.691), uma subida de 43,3%, segundo números oficiais.

Foram, ainda, registadas 25 mortes no domingo.

Mais de 35 milhões de britânicos já completaram o processo de vacinação, havendo ainda 46 milhões com a primeira dose.

Catarina Machado