Erdogan quer “egos de lado” e um governo rapidamente - TVI

Erdogan quer “egos de lado” e um governo rapidamente

Recep Tayyip Erdogan (Reuters)

Presidente turco avisa partidos que a crise política não se pode prolongar

Relacionados
O presidente da Turquia apelou à formação de um novo governo rapidamente, depois das eleições de domingo não terem dado maioria absoluta ao AKP, no poder. Recep Tayyip Erdogan deixou ainda um recado aos partidos políticos.

“Todos devem por os egos de lado e formar um governo o mais cedo possível”, disse Erdogan, para quem o mau resultado do AKP também foi um revés.


O chefe de Estado aspirava a uma mudança constitucional que lhe desse mais poderes, o que só seria possível se o partido pelo qual foi eleito primeiro-ministro três vezes obtivesse dois terços dos lugares do parlamento.  

Agora, Erdogan diz que usar os poderes que tem para tentar resolver o problema político que o país tem pela frente.

“Esta é a nossa grande responsabilidade para com 78 milhões de pessoas. Nenhum político tem o direito de dizer ‘eu’, temos de dizer ‘nós’”, disse o chefe de Estado na primeira intervenção pública depois das eleições.


Mas é precisamente Erdogan que tem sido o principal alvo de acusações de concentração de poder e de cultivar uma crescente intolerância para com os críticos.

Negociações difíceis

Esta manhã, o ainda primeiro-ministro do país, Ahmet Davutoglu, mostrou abertura para um entendimento com outras formações políticas, apesar de considerar que a história turca não é favorável a coligações.

Dispostos a entendimentos governativos estão também os pró-curdos do HDP, mas já avisaram que não se unirão ao AKP. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE