Piloto é condecorado por aterrar "às cegas" - TVI

Piloto é condecorado por aterrar "às cegas"

  • BM
  • 1 ago 2017, 10:17

O "nariz" e o vidro do avião ficaram danificados, depois da aeronave ser atingida por granizo do tamanho de bolas de golfe

Um piloto fez uma aterragem complicada, durante uma tempestade, e foi condecorado. O vidro frontal do Airbus A320, da AtlasGlobal partiu, depois da aeronave ter sido atingida por granizo do tamanho de bolas de golfe. O piloto aterrou “às cegas” no aeroporto de Ataturk, em Istambul, na Turquia, na última quinta-feira e é, agora, considerado um herói.

O “nariz” e o vidro do avião foram danificados pela forte tempestade que se abateu sobre Istambul, 10 minutos depois da aeronave ter descolado com destino a Erkan, no Chipre. O vidro partido impedia o piloto de ver a distância em relação à terra. Apesar disso, Alexander Akopov conseguiu aterrar o avião em segurança, salvando 121 passageiros e seis membros da tripulação.O piloto turco referiu, em declarações ao Daily Mail, que, depois da aterragem complicada, celebrou com a tripulação como se fosse um “segundo aniversário”.

Eu voo há 30 anos. Bem, viram o avião a aterrar? Ficou tudo bem? Os passageiros estão vivos. É normal. Esta é a nossa confiança profissional. O nosso localizador não mostrou este desastre climático, por isso é que isto aconteceu. Foi difícil, mas o importante é que as pessoas estão vivas”, contou o comandante Alexander Akopov.

Dezasseis aviões, com destino ao aeroporto de Ataturk, foram desviados para outros locais, por causa tempestade. Contudo, o caso do Airbus A320 era uma emergência e, por isso, teve autorização para aterrar nesse aeroporto. À espera do avião já estavam ambulâncias e carros dos bombeiros.

Quando a aeronave aterrou, toda a gente no aeroporto aplaudiu e os pilotos de outros aviões foram felicitar o comandante. Especialistas em aviação também elogiaram a bravura e coragem do comandante turco.

Segundo o Daily Mail, Alexander Akopov, que trabalha para a companhia aérea turca AtlasGlobal, foi condecorado com a "Ordem da Coragem" ucraniana.

A tempestade sentida na última quinta-feira, na cidade de Istambul, provocou 10 feridos. Foram também registados vários danos. Mais de 200 árvores foram arrancadas, dezenas de casas e carros ficaram danificados e ocorreram vários incêndios.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE