Bento XVI voltará a Espanha em Agosto de 2011 - TVI

Bento XVI voltará a Espanha em Agosto de 2011

Papa deixou convite na despedida de Espanha

Relacionados
Na despedida da sua visita a Espanha o Papa aproveitou para convidar todos os fiéis para irem a Madrid em 2011, onde presidirá à Jornada Mundial da Juventude, que decorrerá entre 16 e 21 de Agosto do próximo ano.

A acompanhar Bento XVI estava a rainha Sofia e o Rei Juan Carlos I, que agradeceu ao Papa a sua visita de dois dias a Espanha.

«Não sabe o quanto o agradecemos!» exclamou o monarca, falando em nome próprio e «também do nosso Governo, das autoridades autonómicas e municipais que durante estes dois dias o receberam».

Além dos Reis, também acompanharam o papa ao aeroporto, o cardeal arcebispo de Barcelona, Lluis Martinez Sistach, o presidente da conferência episcopal, António María Rouco Varela, o primeiro-ministro, José Luis Rodríguez Zapatero e o presidente do Governo da Catalunha, José Montilla.

Bento XVI expressou um «desejo de abraçar todos os espanhóis». O pontífice disse que rezará por todos eles, para que os «dons celestiais os ajudem a viver como uma só família, guiados por luz e por fé».

Um milhar de fiéis muito emocionados, na sua maioria jovens e famílias com filhos pequenos, esperaram mais de duas horas no aeroporto, e gritavam com emoção «nota-se, sente-se, o Papa está presente» ou «esta é a juventude do Papa», entre os vivas a Espanha e ao pontífice.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, deixou claro na conferência de imprensa que a reforma da Lei de Liberdade Religiosa não apareceu em nenhuma das conversações que o pontífice manteve com as autoridades espanholas nos últimos dois dias, porque «esta é uma viagem pastoral e os encontros de Bento XVI têm sido de amizade, de cordialidade e não para discutir temas concretos».

Sobre os protestos contra a visita do Papa, que ocorreram durante o dia, Antónia Rodrigues, natural de São Paulo de visita a Barcelona, referiu à Lusa que «não deveriam haver manifestações, porque quando o papa chega a uma cidade ela é abençoada, e o povo fica muito feliz com a bênção, porque é o chefe da nossa igreja».

Antónia viu o papa a partir de uma varanda que alugou na área da Sagrada Família, por 300 euros. A oferta de aluguer para não perder de vista o pontífice subiu em mais de 50 por cento esta semana, segundo os últimos dados do Ebay anúncios, que tinha como aluguer mais caro um terraço por 3.500 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE