China: mais de 200 crianças envenenadas por chumbo - TVI

China: mais de 200 crianças envenenadas por chumbo

China

São vítimas de poluição provocadas por fábricas de baterias situadas nas imediações das casas onde vivem

Mais de 200 crianças chinesas terão sofrido um envenenamento por chumbo, provocado pela poluição emitida por fábricas de baterias situadas perto das casas onde vivem, no leste do país. A informação é avançada pela Reuters, que cita os meios de comunicação social estatais.



Exames médicos revelaram que três crianças em Gaohe, na província de Anhui, apresentavam altos índices de chumbo no sangue. Por isso, as autoridades resolveram examinar mais 280 crianças e 200 apresentaram elevados indícios de contaminação, avança a agência de notícias Xinhua, citada pela Reuters. De acordo com a mesma fonte, algumas das crianças envenenadas terão apenas alguns meses de idade.



Terão sido duas as fábricas responsáveis pelo envenenamento. Uma delas está separada das casas apenas por uma estrada, o que viola as regras de protecção ambiental.

A intoxicação por chumbo pode danificar diversas partes do corpo, incluindo os sistemas nervoso e reprodutivo. Pode ainda provocar severas lesões nos rins e provocar a tensão alta e a anemia. O envenenamento por chumbo é particularmente prejudicial ao cérebro em desenvolvimento das crianças.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE