ElBaradei apela ao exército para defender manifestantes - TVI

ElBaradei apela ao exército para defender manifestantes

Mohamed ElBaradei na chegada ao Cairo (EPA/KHALED EL FIQI)

Rosto da oposição a Mubarak espera que o presidente saia do poder na sexta-feira

Relacionados
Mohamed ElBaradei, o rosto da oposição ao presidente Hosni Mubarak, apelou ao exército do Egipto para intervir e travar os lincidentes violentos que irromperam esta manhã na Praça Tahrir , no centro do Cairo.

As declarações do Nobel da Paz e ex-director da Agência Internacional de Energia Atómica são citadas pela cadeia televisiva Al Jazeera.

Segundo o canal, ElBaradei disse ter provas que os grupos que atacaram os manifestantes anti-Mubarak no centro da capital são formados em parte por agentes policiais.

Antes, vários manifestantes denunciaram a presença de agentes da autoridade à civil entre o grupo de apoiantes de Mubarak. A Al Jazeera chegou mesmo a mostrar imagens de alguns destes elementos na posse de identificações policiais.

Além deste pedido de ajuda aos militares, ElBaradei expressou o desejo de que o presidente Hosni Mubarak deixe o poder na sexta-feira.

Para esse dia, os manifestantes estão a preparar o que chamam de «Sexta-feira da Despedida».

O ministério do Interior egípcio negou estas informações, recusando a presença de qualquer agente entre os apoiantes do presidente.

Os manifestantes anti-Mubarak acusam a polícia de estar ao serviço do regime. Durante os primeiros duas de manifestações, os confrontos com as autoridades saldaram-se em pelo menos 140 mortos, de acordo com a Reuters, com as Nações Unidas a admitiram que possam ser três centenas, segundo dados recolhidos junto de organizações não-governamentais, mas que carecem de confirmação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados