Estudantes brancos condenados por humilhar funcionários negros - TVI

Estudantes brancos condenados por humilhar funcionários negros

Internacional

Caso ocorreu na Àfrica do Sul. Multa chega aos dois mil euros

Um tribunal sul-africano condenou, na passada sexta-feira, quatro antigos estudantes brancos, autores de um vídeo racista, a pagar uma multa de dois mil euros cada um, ou a cumprir 12 meses de prisão.

«É uma mensagem forte para todos os que podem ser tentados a cometer delitos similares», declarou na audiência o juiz Mziwonke Hinxa que autorizou o pagamento da multa em várias prestações até finais de Setembro.

O tribunal de Bloemfontein considerou que os quatro arguidos eram culpados por terem praticado danos à dignidade de cinco empregados negros da antiga universidade. Os quatro homens declararam-se culpados e o ministério público requereu a pena de multa.

Johnny Roberts, Schalk Van der Merwe, RC Malherbe e Danie Grobler realizaram em 2007, enquanto ainda estudantes em Bloemfontein, um filme amador que dava conta da oposição à mistura racial nas residências da universidade.

Nas imagens, os arguidos humilhavam cinco empregados negros durante uma brincadeira de caloiros, fazendo-os beber em baldes onde um deles teria alegadamente urinado.
Continue a ler esta notícia