Irão: polícia lança gás sobre manifestantes - TVI

Irão: polícia lança gás sobre manifestantes

Centenas de pessoas continuam envolvidas nas manifestações

Centenas de manifestantes voltaram a desafiar a proibição de manifestações em Teerão e voltaram a sair às ruas da capital do Irão. Os protestos levaram já as autoridades a disparar alguns tiros, segundo conseguiu apurar a AP, e a lançar gás lacrimogéneo contra a população.

Cavaco preocupado com violência

Segundo avança a CNN, que cita testemunhas no local, a polícia já dispersou centenas de populares e pelo menos oito pessoas terão sido detidas. As autoridades emitiram vários avisos de que qualquer protesto seria combatido com uma «resposta firme».

Mousavi apelou esta segunda-feira a um protesto «contra as mentiras e a fraude», pedindo aos seus apoiantes que levem velas negras em sinal de luto e braçadeiras verdes em sinal de luta. O líder da oposição pediu um protesto em nome de Neda, a jovem cuja morte foi, alegadamente, captada pelas câmaras, e em nome dos 19 mártires que os protestos, de há mais de uma semana, terão causado.

Apesar deste apelo, os protestos desta segunda-feira terão envergado mais uma vez pela violência, uma vez que segundo a CNN, não são visíveis as velas negras pedidas por Mousavi. Mousavi apela a novos protestos

Os confrontos levaram já vários países europeus a declararem que estão dispostos a abrirem as portas das embaixadas a eventuais feridos, como é o caso de Itália. Na resposta, o Irão admitiu expulsar alguns embaixadores do país, de acordo com o que noticia a Reuters.
Continue a ler esta notícia