Merkel: Nobel da Paz para UE é «decisão maravilhosa» - TVI

Merkel: Nobel da Paz para UE é «decisão maravilhosa»

Angela Merkel confiante neste Conselho Europeu

Chanceler alemã diz que é um «estímulo» a prosseguir integração europeia

Relacionados
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje a atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia «uma decisão maravilhosa» e, simultaneamente, «um estímulo e um compromisso» para prosseguir o trabalho em prol da integração europeia, noticia a Lusa.

Em declaração proferida em Berlim, a chefe do Governo alemão lembrou ainda que seis décadas de paz na União Europeia «depois de Séculos de guerras, mortes e devastação», são muito tempo para os cidadãos europeus, «mas apenas um abrir e fechar de olhos» na História.

«Por isso, não devemos esquecer nunca que temos de continuar a trabalhar pela paz, a democracia e a liberdade», acrescentou Merkel.

A chanceler lembrou ainda que, por ocasião das comemorações dos 50 anos dos Tratados de Roma, em 2007, em Berlim, a UE proclamou que «os europeus estão unidos para a sua felicidade, congratulando-se com o facto de o comité Nobel da paz ter enaltecido esta ideia», o que considerou «um estímulo e, simultaneamente, um compromisso».

Merkel voltou também a afirmar, tal como tem feito no decorrer da atual crise da dívida soberana, que o euro, a moeda única europeia, «é mais do que uma moeda, porque está sempre relacionado com a Europa, enquanto comunidade de paz e de valores».

O Prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à UE pelo seu contributo para a paz e a reconciliação, a democracia e os direitos humanos, anunciou hoje o Comité Nobel, em Oslo.

«A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa», escreveu o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados