Músicas da «Rua Sésamo» usadas para torturar presos de Guantanamo - TVI

Músicas da «Rua Sésamo» usadas para torturar presos de Guantanamo

Guantánamo

Documentário da Al-Jazeera dá conta de detidos a ouvirem as músicas infantis durante dias inteiros

As músicas da «Rua Sésamo» foram usadas para torturar os prisioneiros da base norte-americana de Guantanamo, em Cuba. De acordo com um documentário da Al-Jazeera, os presos eram mantidos a ouvir as mesmas músicas infantis durante o dia inteiro.

A Al-Jazeera ouvir Christopher Cerf, compositor das músicas da «Rua Sésamo», que se disse impressionado com o uso de suas canções na prisão. «A minha primeira reação foi não acreditar que aquilo era verdade. Obviamente eu não gostei da ideia que as minhas músicas serviam como tortura e eram usadas em interrogatórios, para causar tanta dor nos prisioneiros que eles resolvessem falar alguma coisa», disse.

De acordo com a Al-Jazeera, o uso de músicas como tortura aconteceu até 2003. A polémica só surgiu, contudo, em 2008, quando a agência de notícias Associated Press divulgou uma lista das músicas usadas pelos norte-americanos no Afeganistão, no Iraque e em Guantanamo. Nessa lista, havia músicas dos Metallica, dos AC/DC, de Bruce Springsteen e de Eminem, bem como as músicas da «Rua Sésamo».
Continue a ler esta notícia