Nuvem de cinza: 15% dos voos europeus cancelados - TVI

Nuvem de cinza: 15% dos voos europeus cancelados

Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega, Suécia, Alemanha, Holanda e Bélgica com ligações muito afectadas

Cerca de 15 por cento dos voos europeus foram cancelados esta quinta-feira devido às nuvens de cinzas emitidas por um vulcão em erupção na Islândia, informou a Agência europeia para a segurança na navegação aérea (Eurocontrol).

A maior parte do tráfego aéreo foi suspensa no Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Noruega e Suécia, e os espaços aéreos da Alemanha, Holanda e Bélgica vão ser encerrados durante a tarde, segundo a agência.

Vulcão no meio do gelo acorda e obriga a fechar aeroportos

Na Bélgica, a partir das 14:30 TMG (15:30 em Lisboa), a maior parte dos voos com destino a norte vai ser anulada, mantendo-se operacional o tráfego aéreo em direcção a sul, segundo o secretário de Estado da Mobilidade, Etienne Schouppe.

O espaço aéreo britânico, que está encerrado desde as 12:00 vai manter-se fechado até às 07:00 de sexta-feira, anunciaram os serviços de controlo aéreo britânicos.

Avião obrigado a regressar aos Açores

«A nuvem de cinzas vulcânicas propaga-se agora através do Reino Unido e continua a deslocar-se para sul», informa o National Air Traffic Service (NATS) num comunicado.

Em Portugal a situação que se vive nos principais aeroportos é caótica com dezenas de voos cancelados e milhares de passageiros em terra. Nos aeroportos do Porto, Lisboa e Faro há filas e filas de passageiros que procuram saber quando vão poder seguir viagem.
Continue a ler esta notícia