Obama garante saída de tropas de combate do Iraque até final de Agosto - TVI

Obama garante saída de tropas de combate do Iraque até final de Agosto

Iraque - Foto Lusa

Restante contigente ficará até final de 2011

Relacionados
A promessa eleitoral de Barack Obama de retirar as tropas norte-americanas do Iraque vai ser cumprida. Pelo menos foi o que o garantiu o presidente dos EUA na intervenção que fez numa convenção de veteranos com deficiência, em Atlanta.

«Pouco depois de assumir o cargo anunciei a nossa estratégia para o Iraque e para a transição para a responsabilidade iraquiana completa. Deixei claro que para a 31 de Agosto de 2010 terminaria a missão de combate dos Estados Unidos no Iraque. E isso é exactamente o que estamos a fazer, como prometemos, dentro do prazo», disse o chefe de Estado.

Obama salientou ainda que, depois da saída das tropas de combate até ao final do mês, o restante contingente regressará aos EUA até ao final de 2011.

«Já fechamos centenas de bases no Iraque ou transferimo-las para os iraquianos. Estamos a retirar milhões de peças de equipamento numa das maiores operações logísticas das últimas décadas», salientou.

Desde a invasão do Iraque, em Março de 2003, morreram mais de 4 mil soldados norte-americanos no país. Outros 30 mil ficaram feridos. Ao todo, estima-se que esta campanha militar tenha custado aos cofres de Washington 736 mil milhões de dólares (558 mil milhões de euros).
Continue a ler esta notícia

Relacionados