Papa contra expulsão de ciganos ilegais em França - TVI

Papa contra expulsão de ciganos ilegais em França

Papa Bento XVI em Portugal (Foto Cláudia Lima da Costa)

Bento XVI apela aos peregrinos franceses para acolherem pessoas de qualquer origem

Relacionados
O Papa Bento XVI pediu neste domingo aos peregrinos franceses que acolham pessoas de qualquer origem, dias depois do governo francês determinar a extradição de mais de 200 ciganos para a Roménia e Bulgária.

«Os textos litúrgicos deste dia voltam-nos a dizer que todos os homens são chamados à salvação. É também um convite a acolher as legítimas diversidades humanas, depois que Jesus veio para reunir os homens de todos os países e línguas», declarou o Papa durante a oração do Angelus, dirigindo-se particularmente aos peregrinos franceses e estudantes procedentes de uma paróquia da França.

Bento XVI, que falou em sua residência de verão de Castel Gandolfo, exortou aos padres que criem seus filhos dentro do espírito de tolerância.

Na última semana, o Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes já tinha repudiado a decisão do Executivo francês. «Certamente, é necessário também considerar que as expulsões não podem ser colectivas, segundo as normativas europeias, e, portanto, é preciso ver também isso, embora, naturalmente, o governo tenha procurado responder a essa objecção», advertiu Dom Agostino Marchetto.

A política contra a imigração ilegal anunciada pelo governo de Nicolas Sarkozy no fim de Julho continua. Na sexta-feira passada, um grupo de 124 pessoas chegou à Roménia, após ser deportado.

Este domingo também a Itália pediu autorização à UE para expulsar os cidadãos de origem cigana cujo modo de vida seja considerado inadequado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados