Rússia: sondagem dá vitória esmagadora a Putin - TVI

Rússia: sondagem dá vitória esmagadora a Putin

Faça favor de bater, senhor primeiro-ministro

Resultado contradiz onda de contestação

Vladimir Putin poderá conquistar cerca de dois terços dos votos nas eleições presidenciais da Rússia, segundo uma pesquisa de opinião antes das eleições, divulgada esta sexta-feira.

O primeiro-ministro Putin espera vencer de forma convincente as eleições no dia 4 de março para atenuar o crescente movimento de protestos urbanos que o classifica como um líder autoritário que governa em um sistema político corrupto e rigidamente controlado, informa a agência Reuters.

A sondagem do Levada Center, a maior empresa independente de pesquisas da Rússia, revelou que Putin terá entre 63 a 66 por cento dos votos no dia 4 de março, bem à frente de seu rival mais próximo.

A vitória nas eleições dará a Putin, que governou a Rússia como presidente e primeiro-ministro desde que chegou ao poder no final de 1999, um mandato de seis anos como chefe do Kremlin.

Em 2000, Putin conquistou 53 por cento dos votos e, em 2004, 71 por cento, de acordo com os resultados oficiais. O seu protegido, Dmitri Medvedev, venceu com 70 por cento dos votos, em 2008, quando Putin foi impedido de disputar devido a limites constitucionais.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE