Rússia testa míssil desenhado para penetrar escudo da NATO - TVI

Rússia testa míssil desenhado para penetrar escudo da NATO

TVI24

É tão secreto que não tem nome sequer

Relacionados
A Rússia testou com sucesso um míssil balístico intercontinental concebido para penetrar o escudo europeu antimíssil da NATO, disseram à agência Interfax fontes ligadas ao Ministério da Defesa de Moscovo.

De acordo com essas fontes, a arma é tão secreta que ainda não tem sequer nome. O teste foi realizado com uma ogiva desativada e o míssil foi lançado desde um lançador móvel em Plesetsk, a nordeste de Moscovo, viajou seis mil quilómetros e atingiu o alvo designado, em Kura, no ponta leste do país.

Uma fonte militar explicou à Interfax que o míssil usa um «novo tipo de combustível», que permite uma «redução de tempo requerido para operar» os jatos na «fase ativa da trajetória», tornando-o mais manobrável e por isso mais difícil de detetar.

O míssil estará ainda equipado com ogivas individuais que podem alterar o seu curso, de forma a não ser atingidas pelos sistemas de defesa.

A NATO tem garantido que o seu escudo tem a finalidade de defender os seus estados membros de outros estados perigosos, numa referência implícita ao Irão.

Contudo, a implementação deste sistema tem irritado Moscovo, que considera tratar-se de um desequilíbrio militar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados