Síria: Hollande e Cameron apelam ao fim do embargo de armas à oposição - TVI

Síria: Hollande e Cameron apelam ao fim do embargo de armas à oposição

O assunto será discutido na segunda-feira em Bruxelas

O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, indicaram esta quarta-feira que vão tentar convencer os parceiros europeus a levantar o embargo de armas à oposição síria.

«Há várias semanas, David Cameron e eu próprio apelámos ao levantamento do embargo com condições muito precisas que são fornecer armas apenas se soubermos o destino e o uso das mesmas», disse Hollande em conferência de imprensa conjunta com Cameron, acrescentando que o assunto será discutido, na segunda-feira, em Bruxelas.

Por seu lado, o primeiro-ministro britânico disse estar pronto a levantar o embargo de armas «de maneira a que a oposição possa apresentar-se como a voz legítima do povo sírio».

As sanções decididas pela União Europeia sobre a Síria deverão ser renovadas no fim deste mês, altura em que França e Reino Unido pretendem que o embargo de envio de armas seja levantado.

«Do que precisamos é de uma solução política», realçou Cameron, sublinhando que a «proposta russa e americana em favor da paz é uma boa aproximação».

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, prometeu, no domingo, para muito breve uma conferência internacional sobre a Síria, precisando que poderá realizar-se no início de junho.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE