Sismo de 8.6 na Indonésia e alerta de tsunami - TVI

Sismo de 8.6 na Indonésia e alerta de tsunami

Todo o Oceano Índico em alerta de tsunami. Ocorreu uma réplica de magnitude 6,5. Há indicação de uma onda de tsunami estar a caminho de Banda Aceh

Relacionados
Um sismo de 8.6 na escala de Richter foi registado esta manhã na Indonésia, de acordo com o Instituto Geofísico do país.

Já há indicação de uma onda de tsunami a caminho da Indonésia.

O terramoto ocorreu no mar, a uma profundidade de 33 quilómetros, a 495 km de distância de Banda Aceh, na ilha de Samatra, Indonésia, uma das zonas mais devastadas pelo tsunami de 2004. Aliás, o epicentro do sismo foi na mesma zona do epicentro do terramo de há sete anos.

O sismo foi sentido em Singapura, Tailândia, Bagladesh, Malásia e Índia.

Em Banda Aceh, a eletricidade foi abaixo, as pessoas saíram de casa em pânico à procura de refúgio, causando engarrafamentos no acesso às zonas mais altas. Já foram enviadas para o local equipas de resgate.

Contactada a Embaixada de Portugal em Jacarta, a encarregada de negócios Carla Castelo disse à TVI24 que não tem, para já conhecimento de portugueses em Banda Aceh, a localidade mais próxima do epicentro do sismo.

Segundo relatos na rede social Twitter, os grandes bancos europeus estão já a evacuar os escritórios em Singapura.

As autoridades da Tailândia mandaram evacuar seis povoações costeiras, pedindo às pessoas que se desloquem para terras altas.

Foi emitido alerta de tsunami para todo o Oceano Índico e, segundo o Centro de Tsunami do Pacífico. Segundo a mesma fonte, 28 países estão em alerta de tsunami: Indonésia, Índia, Sri Lanka, Austrália, Myanmar, Tailândia, Maldivas, Reino Unido, Malásia, Maurícias, Ilha da Reunião, Seicheles, Paquistão, Somália, Omã, Madagascar, Irão, Emirados Árabes Unidos, Comores, Bangladesh, Tanzânia, Moçambique, Quénia, Ilhas Crozet, Ilhas Kerguelen, África do Sul e Singapura.

Entretanto ocorreu uma réplica de magnitude 6,5.

Em atualização
Continue a ler esta notícia

Relacionados