Suriname: líder de dois golpes de Estado eleito Presidente - TVI

Suriname: líder de dois golpes de Estado eleito Presidente

Internacional

Em 1999, a Holanda condenou Desi Bouterse por tráfico de droga

Relacionados
O Parlamento do Suriname elegeu Desi Bouterse Presidente da República do país sul-americano. O novo chefe de Estado liderou dois golpes de estado no país e foi condenado por tráfico de droga.

A agência Reuters salienta que a assembleia legislativa do país elegeu Bouterse, de 64 anos, com 36 entre 50 votos, depois de não ter conseguido uma maioria suficiente no escrutínio presidencial de Maio.

O novo Presidente do país, que sucede a Ronald Venetiaan, ficou à frente na votação realizada no Parlamento de Chandrikapersad Santokhi, que ocupava o cargo de ministro da Justiça, e teve apenas 13 votos.

No currículo de Desi Bouterse, além da liderança do exército, consta ainda os golpes de Estado de 1980 e 1990 no Suriname e uma condenação por tráfico de droga, em 1999, na Holanda.

O novo chefe de Estado poderá ainda responder criminalmente pela execução de 15 opositores, em 1982, numa altura em que ocupava o poder.



Antes da votação realizada esta segunda-feira, duas organizações de defesa dos direitos humanos solicitaram à Assembleia Nacional que recusasse a candidatura do antigo militar, mas sem sucesso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE