Timor-Leste ratifica Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - TVI

Timor-Leste ratifica Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Internacional

O país junta-se, assim, a Portugal, Brasil, Cabo Verde e são Tomé e Príncipe que também já ratificaram o Acordo

Relacionados
Timor-Leste é o quinto Estado-membro da Comunidade de Países de língua Portuguesa (CPLP) a ratificar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, juntando-se, assim, a Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, noticia a Agência Lusa.

A informação foi anunciada esta quinta-feira pelo Ministério da Cultura português. De acordo com uma nota divulgada pelo gabinete do ministro da cultura, José António Pinto Ribeiro, Portugal tomou conhecimento da ratificação do acordo por Timor-Leste durante uma reunião de trabalho realizada na quarta-feira com o ministro da Educação de Timor-Leste, João Câncio Freitas.

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi elaborado pela Academia das Ciências de Lisboa, a Academia Brasileira de Letras e representantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). O objectivo foi criar uma ortografia unificada para a língua portuguesa.

O Acordo foi assinado por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe a 16 de Dezembro de 1990, em Lisboa. Timor-leste aderiu ao Acordo em 2004.

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o Segundo Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico em Julho de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados