Wikileaks: Índia acusada de tortura a centenas de civis - TVI

Wikileaks: Índia acusada de tortura a centenas de civis

WikiLeaks

Entre estes abusos, incluem-se espancamentos, choques eléctricos e humilhações sexuais

Relacionados
Diplomatas norte-americanos foram secretamente informados pela Cruz Vermelha Internacional sobre actos de tortura cometidos pela polícia e forças de segurança indianas na região da Caxemira. Entre estes abusos, incluem-se espancamentos, choques eléctricos e humilhações sexuais.

De acordo com o jornal britânico «The Guardian», que avança com esta informação com base nos telegramas que lhe foram entregues pela Wikileaks, diplomatas americanos em Nova Deli foram informados sobre estes maus-tratos pela organização humanitária.

Os telegramas revelam que os diplomatas americanos receberam provas de espancamentos, choques eléctricos e humilhações sexuais usados como forma de tortura naquela região da Índia, considerada muito problemática.

Os telegramas vão ser muito embaraçantes para Nova Deli, que se orgulha do seu status de maior democracia do mundo.

Um dos telegramas mais relevantes data de Abril de 2005. Nesse despacho, a embaixada americana em Nova Deli reporta que a Cruz Vermelha estava desapontada com o governo indiano por este ter conhecimento de «maus tratos contínuos para com detidos» e não ter agido.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE