Alerta para nacionalismo e xenofobia na Europa - TVI

Alerta para nacionalismo e xenofobia na Europa

Zapatero

Zapatero preocupado com sinais que estão a aparecer com a crise

A Europa tem que ser unida e forte para combater «sintomas inquietantes» de nacionalismo, xenofobia e «tentações proteccionistas» que se notam em alguns pontos do espaço europeu, afirmou esta quinta-feira o primeiro-ministro espanhol, citado pela Lusa.

«Neste fase imprecisa em que se encontra o mundo, a União Europeia tem que ser uma potência imprescindível», disse José Luís Rodríguez Zapatero, num encontro promovido pela Associação de Jornalistas Europeus em Madrid, durante o qual descreveu os objectivos e desafios da presidência da UE, que Espanha assume no primeiro semestre de 2010.

«A UE mostrou atitudes positivas de liderança face ao crash financeiro de Setembro. Mas não podemos sentir-nos tão satisfeitos com outros comportamentos em alguns cantos da Europa», sublinhou.

«Há sintomas inquietantes de nacionalismo anti-europeu, de xenofobia e tentações proteccionistas», acrescentou.

«Num período complexo e incerto para a comunidade internacional, para cada um dos Estados e para a União, necessitamos de uma Europa forte, que sabia exercer a sua liderança e que esteja comprometida com essa ideia de Europa», sublinhou.

Na agenda figuram questões cruciais como o combate à crise, a reforma do sistema financeiro e o combate às alterações climáticas. «Para conseguir todos estes objectivo, precisamos de uma Europa forte, que começámos a desenhar no Tratado de Lisboa, fiel aos temas da integração, solidariedade, inovação, competitividade, da educação, da cidadania», disse.
Continue a ler esta notícia