Refugiados: UE diz que paga o acordado com a Turquia - TVI

Refugiados: UE diz que paga o acordado com a Turquia

Refugiados_Palermo

Comissão Europeia nega estar a falhar no acordado com a Turquia, no âmbito da crise dos refugiados. Em resposta às críticas do presidente turco, Recep Erdogan, Bruxelas diz que está a pagar o que deve

Face às críticas de Erdogan, acusando os estados da União Europeia (UE) de "não serem honestos", a Comissão Europeia veio a terreiro garantir estar a cumprir o acordo assinado em março com a Turquia.

A União Europeia continua a cumprir os seus compromissos, no âmbito do tratado UE/Turquia” sustentou, em conferência de imprensa, Margaritis Schinas, porta-voz do executivo comunitário.

O porta-voz da UE reforçou ainda esperar que “a cooperação continue” e que as autoridades de Ancara cumpram com os acordos estabelecidos.

Da parte de Bruxelas, foram já alocados até ao momento, cerca de 740 milhões de euros e a preparação de uma “medida especial suplementar” de 1,4 mil milhões de euros.

Até “ao final do mês”, segundo o porta-voz da UE, a alocação de verbas irá chegar, assim, aos 2,15 mil milhões de euros.

A UE está a respeitar os seus compromissos e o que for dito em contrário não é verdade”, sublinhou Margaritis Schinas.

Continue a ler esta notícia