Poluição é responsável pela morte de 600.000 crianças - TVI

Poluição é responsável pela morte de 600.000 crianças

Pequim em alerta vermelho devido à poluição

Relatório da Unicef conclui que 300 milhões de crianças respiram ar altamente poluído

Cerca de 300 milhões de crianças em todo o mundo respiram um ar tão poluído que podem sofrer danos físicos, incluindo no cérebro em desenvolvimento e mata milhares todos os anos, alerta um estudo da Unicef hoje divulgado.

Quase uma em cada sete crianças em todo o mundo respira um ar que é pelo menos seis vezes mais poluído do que as diretrizes internacionais, revela o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que considera mesmo a poluição atmosférica como um dos principais fatores da mortalidade infantil.

“A poluição é um factor determinante na morte de cerca de 600.000 crianças com menos de cinco anos – e ameaça a vida e o futuro de milhões todos os anos”, disse o diretor executivo da Unicef, Anthony Lake.

 

A Unicef publicou o novo estudo uma semana antes do início da conferência da ONU sobre o clima, a COP22, em Marraquexe, Marrocos, de 7 a 18 de novembro, que pretende aproveitar para renovar o apelo aos líderes mundiais para que ajam imediatamente para reduzir a poluição atmosférica.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE