Mais 200 mil doses de vacinas contra a covid-19 disponibilizadas por Portugal a Moçambique chegam no sábado a Maputo, elevando assim a 360 mil as doses que compõem esta ajuda portuguesa, anunciou, esta sexta-feira, o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O novo lote é composto por doses da vacina Astrazeneca e será entregue pela Embaixada de Portugal às autoridades moçambicanas.

Esta ajuda de Portugal a Moçambique acontece no âmbito do Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia de covid-19 entre Portugal e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste.

O transporte destas vacinas conta com o apoio da TAP, no âmbito de um acordo de parceria institucional entre a transportadora aérea nacional e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua.

Estiveram envolvidos nesta ação o Ministério dos Negócios Estrangeiros português, através do instituto Camões e da Embaixada de Portugal em Maputo, e o Ministério da Saúde, através da Direção-Geral da Saúde (DGS) e da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed).

Moçambique tem um total acumulado de 1.929 mortos e 151.260 infetados com o coronavírus SARS-CoV-2.