A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou esta sexta-feira que dará na terça-feira um parecer sobre a vacina Janssen contra a covid-19, cuja utilização está suspensa nos Estados Unidos e na Europa por existir uma relação com coágulos no sangue.

A Agência, com sede em Amesterdão, anunciou hoje que irá dar uma “conferência de imprensa virtual sobre as conclusões a propósito da avaliação da segurança” da vacina do grupo Johnson & Johnson.

A conferência de imprensa deverá ser às 16:00 (hora de Portugal).

Portugal já recebeu as primeiras 31.200 doses da vacina da Janssen, que ficarão armazenadas até haver uma decisão do regulador europeu sobre a sua utilização.

A Janssen anunciou que, por sua iniciativa, iria atrasar a distribuição do fármaco na Europa devido à suspensão preventiva da sua administração nos Estados Unidos.

Na quarta-feira, a EMA já tinha dito que os benefícios da vacina da Janssen superam os riscos, após casos de coágulos sanguíneos nos Estados Unidos, mas remeteu uma decisão para a próxima semana.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE: Pfizer/BioNTech, Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen.

/ MJC