A revista Time Out compilou uma lista com aquelas que entende serem as dez melhores cidades do mundo. Entre elas está o Porto, que aparece na nona posição.

A liderar a lista está São Francisco, nos Estados Unidos, onde a forte restauração e tecnologias são destacados.

Para elaborar a lista, além de ter enviado jornalistas a várias cidades, a Time Out fez cerca de 27 mil entrevistas a moradores de todo o mundo, chegando ao seguinte top dez:

  1. São Francisco, Estados Unidos
  2. Amesterdão, Países Baixos
  3. Manchester, Reino Unido
  4. Copenhaga, Dinamarca
  5. Nova Iorque, Estados Unidos
  6. Montreal, Canadá
  7. Praga, República Checa
  8. Tel Aviv, Israel
  9. Porto, Portugal
  10. Tóquio, Japão

Para a elaboração da lista foram considerados vários aspetos, entre os quais a vida noturna, a restauração e os principais pontos culturais. Além disso, também o sentido de comunidade e as iniciativas ambientais de cada cidade foram fatores importante na escolha.

A Time Out destaca a "imbatível combinação de progresso, aceitação e sustentabilidade" de São Francisco, justificando assim o lugar atribuído.

Sobre o porto, a revista escreve que "a cidade começou a devolver o espaço público aos cidadãos, com uma ampla pedonalização, mais infraestrutura para ciclistas, ampliação de terraços e novas hortas comunitárias. Assistimos a concertos em parques, comprámos livros à sombra das árvores, apoiámos o comércio local e descobrimos novos. Muitas pessoas começaram a fazer pão, bolos e biscoitos em casa, e agora muitas deles decidiram tornar-se profissionais”.

António Guimarães