Barcelona: deputados fugiram de helicóptero - TVI

Barcelona: deputados fugiram de helicóptero

Movimento de indignados revolta-se e provoca cenas de violência junto ao Parlamento

Em Barcelona, cerca de dois mil e quinhentos elementos do movimento 15 de Maio estão concentrados junto ao Parlamento regional da Catalunha. Os indignados pretendem impedir os deputados regionais de aprovarem novas medidas de austeridade que dizem vão agravar as condições de vida das pessoas. Alguns dos políticos tiveram mesmo de ser transportados de helicóptero para evitarem os manifestantes.

Uma chuva de insultos caiu esta manhã sobre alguns deputados regionais que tentaram entrar no edifício sob escolta policial. Outros receberam uma chuva de objectos lançados pelos manifestantes. Actos de violência que contrastam com um protesto que tem decorrido de forma maioritariamente pacífica.

Alguns, como Artur Mas, presidente do Governo Regional, ou a presidente do Parlamento Núria Gispert, tiveram mesmo de ser transportados de helicóptero. Num total de oito viagens o heli da polícia transportou pelo menos outros 24 conselheiros e deputados para evitar o bloqueio dos manifestantes. «É intolerável», disse Mas à TV3, denunciando «a violência nas ruas».

Os jovens contestam as medidas de austeridade prevista no orçamento regional. «Parece-me importante manifestar-me contra os cortes porque isto é atentar contra os direitos sociais com a desculpa da crise. Isto é uma farsa», diz Mariela Pita, uma das manifestantes.

Após uma noite de tensão entre manifestantes e polícia, as autoridades criaram um perímetro de segurança em torno do parlamento catalão, tendo vedado o acesso ao parque Ciutadella.

Mesmo assim, mais de mil jovens do movimento 15 de Maio permanecem sentados no chão nas imediações do parlamento numa tentativa de impedir o acesso ao edifício e a aprovação do contestado orçamento regional. A manhã saldou-se em 24 feridos leves, três deles agentes da autoridade.
Continue a ler esta notícia