Berlusconi sofre nova derrota - TVI

Berlusconi sofre nova derrota

  • tvi24
  • Pedro Pedroso
  • 14 jun 2011, 15:17

Milhões de italianos foram às urnas

Em Itália, o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi sofreu uma nova e espectacular derrota. Milhões de italianos foram às urnas para recusarem em referendo a lei que permitia que «Il Cavallieri» escapasse aos tribunais invocando os seus múltiplos afazeres governativos.

Foram quase 27 milhões os eleitores que rejeitaram os apelos à abstenção de Berlusconi nos quatro referendos realizados segunda-feira em Itália

Dando prova de grande vitalidade política os eleitores aprovaram com maiorias de quase 95 por cento os 4 referendos em causa. E de um único golpe rejeitaram a privatização do serviço de abastecimento público de água e o aumento dos preços a pagar, o programa nuclear do governo e a lei do chamado impedimento legítimo. que permitia ao chefe do governo italiano invocar compromissos institucionais para não comparecer em tribunal nos múltiplos processos em que é arguido.

Berlusconi reconheceu a derrota dos planos para o nuclear e diz que as decisões dos italianos são claras, mas abstém-se de tirar conclusões políticas sobre o seu próprio futuro.

Foi derrotado pela geração dos 30 anos que ainda vivem em casa dos pais por falta de emprego e de uma economia de crescimento anémico.

Recorreram às redes sociais e à Internet para se mobilizarem e mais de 57 por cento dos eleitores rejeitaram os apelos à abstenção feitos pelo primeiro-ministro. Nas urnas votaram acima dos 90 por cento contra as propostas do executivo.

Um segundo estalo na cara para «Il Cavalieri», após as eleições locais de há apenas duas semanas.
Continue a ler esta notícia