Espanha: funerais depois dos sismos de Lorca - TVI

Espanha: funerais depois dos sismos de Lorca

O chefe do Governo espanhol comprometeu-se a «reabilitar o património histórico» da cidade

Lorca enterrou esta sexta-feira os seus mortos. Os funerais de cinco das nove vítimas mortais realizaram-se em conjunto esta manhã na presença dos príncipes das Astúrias e do primeiro-ministro espanhol, Jose Luis Zapatero. O bispo de Cartagena realizou a cerimónia.

O chefe do Governo espanhol comprometeu-se a «reabilitar o património histórico, os edifícios públicos, as infraestruturas e as casas» destruídas na sequência dos abalos de quarta-feira. «O terramoto foi duro, forte, teve impacto, mas a vontade de solidariedade e construção deste país é mais forte», disse Zapatero.

Com dez por cento dos edifícios com danos estruturais, ou seja, terão de ser demolidos para serem feitos de novo, a cidade de Lorca está a ficar uma cidade fantasma. A população tem medo de novos sismos e está a abandonar a cidade aos milhares levando tudo o que podem.

Os sismos na região de Múrcia, que atingiu sobretudo a cidade histórica de Lorca, fez nove mortos e três centenas de feridos, dois dos quais em estado grave.
Continue a ler esta notícia