EUA apresentam primeiro transplante facial total - TVI

EUA apresentam primeiro transplante facial total

Dallas Wiens, de 26 anos, já consegue respirar e cheirar

Relacionados
Um homem que recebeu o primeiro transplante total da cara nos Estados Unidos apareceu esta segunda-feira pela primeira vez em público desde que foi operado e já consegue respirar pelo nariz e cheirar, noticia a Lusa.

Dallas Wiens, de 26 anos, foi submetido a um transplante no passado dia 21 de Março depois de em 2008 ter sofrido várias queimaduras na sequência de um acidente de trabalho.

«Estou a adaptar-me ao meu novo rosto muito rapidamente. À medida que o tempo foi passando, já consegui retomar o cheiro e respirar outra vez pelo nariz. Cada passo tem sido um caminho incrível», afirmou Wiens na sua primeira conferência de imprensa após a cirurgia.

Em Março, Dallas Wiens recebeu, graças a um dador anónimo, um novo nariz, novos lábios, pele, músculos e nervos, mas os médicos não conseguiram devolver-lhe os olhos.

Wiens, que surgiu na conferência de imprensa de óculos escuros e com barba, considerou que o seu rosto lhe parece «natural», como se sempre lhe tivesse pertencido, embora reconheça que ainda é preciso trabalho para reconstruir algumas funções nervosas.

A operação, que durou 15 horas, foi suportada pelo exército norte-americano, que quer aplicar os conhecimentos obtidos através desta intervenção para ajudar os soldados que sofram feridas e queimaduras na face.

Este transplante total de cara é o primeiro deste tipo nos Estados Unidos.

Além deste caso, foram realizados outras operações semelhantes em Espanha, França e China.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE