Japão eleva nível de alerta junto a central de Fukushima - TVI

Japão eleva nível de alerta junto a central de Fukushima

Autoridades japonesas continuam a lançar água para arrefecer os reactores e tentar evitar mais explosões

Relacionados
As autoridades japonesas elevaram, esta sexta-feira, o nível de gravidade da crise nuclear junto à central de Fukushima Daiichi de quatro para cinco, na Escala Internacional de Eventos Radiológicos e Nucleares, que vai até sete.

O Japão tem estado e lançar toneladas de água para arrefecer os reactores da central nuclear, tentando evitar explosões e consequentes fugas de material radioactivo para a atmosfera.

De acordo com a agência de notícias Kyodo, a avaliação refere-se apenas aos reactores 1, 2 e 3. A central de Fukushima Daiichi tinha seis reactores em operação durante o sismo que atingiu o leste do país na última semana.

A agência japonesa para a segurança nuclear diz que a crise em Fukushima ainda está longe de Tchernobil, na Ucrânia, considerada a maior tragédia nuclear da História e que chegou ao nível sete naquela escala. Contudo, Fukushima já é comparável ao acidente em Three Mile, nos Estados Unidos, quando uma fusão parcial, a 28 de Março de 1979, libertou grandes quantidades de material radioactivo.

A crise em Fukushima é agora comparável ao acidente na ilha Three Mile, nos Estados Unidos, que sofreu uma fusão parcial em 28 de Março de 1979, causando vazamento de radioatividade para a atmosfera.

A Autoridade Francesa de Segurança Nuclear é ainda menos optimista que as autoridades japonesas na avaliação da situação em Fukushima. Inicialmente, tinha classificado a situação com um nível cinco e passou-o, já esta semana, para nível seis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados