Jornal publica foto de homem a poucos segundos de morrer - TVI

Jornal publica foto de homem a poucos segundos de morrer

  • tvi24
  • Pedro Bello Moraes
  • 5 dez 2012, 23:06

Fotógrafo garante que tentou ajudar disparando o flash. Homem que empurrou a vítima para a linha foi detido esta quarta-feira

O jornal norte-americano «New York Post» publicou uma fotografia de um homem a poucos segundos de morrer após ter sido empurrado para a linha do metro de Nova Iorque, lançando uma acesa discussão sobre a ética jornalística.

O fotógrafo, R. Umar Abassi, garante que se limitou a usar o flash da máquina para avisar o maquinista do comboio que estava uma pessoa na linha e que, se voltasse atrás no tempo, faria tudo igual.

A decisão lançou a polémica nas redes sociais. A pergunta mais vezes feita é: como é que ele foi capaz de fotografar em vez de ajudar o homem?

O fotógrafo teve cerca de vinte segundos para agir, entre o tempo gasto entre a primeira fotografia e embate do comboio.

Conforme se vê nas imagens de videovigilância, Han Ki Suk, a vítima, de 50 anos, tentou serenar um homem e este empurrou-o para a linha. O culpado foi detido esta quarta-feira.

Indiferente às condenações da opinião pública, da parte do jornal, propriedade do magnata da comunicação Rupert Murdoch, nem uma palavra. O tablóide não entra na discussão ética e esta quarta-feira voltou até a publicar de novo a fotografia da polémica.
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE