«Venham e vejam, eles estão a chacinar-nos» - TVI

«Venham e vejam, eles estão a chacinar-nos»

Milhares de pessoas saíram às ruas da cidade síria de Homs com a chegada dos observadores da Liga Árabe e pediram «protecção internacional». Há já registo de tiroteios

Relacionados
Milhares de manifestantes saíram à rua na cidade síria de Homs com a chegada de observadores da Liga Árabe para analisar a situação nesta cidade, um dos principais focos de contestação ao regime liderado pelo presidente Bashar al-Assad. A população pediu protecção.

«Queremos protecção internacional», gritaram os manifestantes, num apelo aos observadores, de acordo com a agência Reuters.

Segundo a agência noticiosa, esta terça-feira voltaram a registar-se tiroteios e a população da cidade pediu aos elementos da Liga Árabe que se deslocassem ao bairro de Baba Amr, onde os ataques por parte das forças do regime têm sido mais violentos.

Num vídeo que a Reuters diz ter recebido de activistas ouvem-se tiros numa altura em que manifestantes pedem aos observadores para que registem a sua preocupação sobre a situação na cidade.

Nas imagens é possível ainda ver os apelos por parte de habitantes locais para que os elementos da Liga Árabe visitem os seus bairros. «Venham e vejam, eles estão a chacinar-nos», ouve-se um homem a gritar.

Activistas anti-governamentais garantem que tanques do exército deixaram Homs pouco antes da chegada dos observadores e que outros se encontram escondidos em edifícios estatais, mas que esta terça-feira já foi usado gás lacrimogéneo para dispersar manifestantes.

«Há pelo menos 70 mil manifestantes. Estão a dirigir-se para o centro da cidade e as forças de segurança estão a tentar travá-los. Estão a lançar gás lacrimogéneo», disse à Reuters Rami Abdelrahman, do Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

De acordo com esta organização pelo menos 30 pessoas foram mortas em Homs na segunda-feira em ataques do exército.

Desde o início da repressão da contestação ao regime já foram mortas mais de cinco mil pessoas, segundo números das Nações Unidas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE