Pai de Kompany eleito primeiro autarca negro da Bélgica - TVI

Pai de Kompany eleito primeiro autarca negro da Bélgica

Vincent Kompany

Pierre Kompany chegou em 1975 como refugiado, vindo do Zaire, agora República Democrática do Congo e agora é protagonista de um momento histórico

O pai de Vincent Kompany, é protagonista de um momento histórico na Bélgica ao ter sido eleito o primeiro autarca negro do país.

Pierre Kompany, engenheiro mecânico, chegou à Bélgica em 1975 como refugiado, vindo do Zaire, agora República Democrática do Congo.

foi na Bélgica que construiu a sua vida e fundou a família. Os dois filhos, François e Vincent nasceram em Uccle, subúrbio de Bruxelas, e Vincent tornou-se num dos nomes maiores do futebol e da seleção belga.

Agora, 43 anos depois, foi eleito bourgmestre de Ganshoren, uma comuna na região de Bruxelas, com mais de 20 mil habitantes. O primeiro negro a ocupar um cargo a este nível. Um feito que os filhos fizeram questão de assinalar nas redes sociais numa mensagem de parabéns.

«Histórico! Estamos tão orgulhosos de ti, pai. Veio da DR Congo, como refugiado, em 1975. Agora ganhou a confiança da comunidade local para se tornar no primeiro autarca negro eleito na Bélgica! Já não era sem tempo, mas é um progresso. Muitos parabéns!», escreveu o jogador do Manchester City.

Continue a ler esta notícia