Euro 2016: presidente da associação de adeptos russos expulso de França - TVI

Euro 2016: presidente da associação de adeptos russos expulso de França

Inglaterra-Rússia, confronto entre os adeptos (Reuters)

Por envolvimento em ações de violência no Rússia-Inglaterra. Três adeptos vão esta quinta-feira a julgamento. Desde o início da prova já foram detidos 323 adeptos

Relacionados

O presidente da associação de adeptos russos, Alexandre Chprynguine, vai ser expulso de França, confirmou à AFP fonte ligada à investigação montada pelas autoridades gaulesas após os desacatos registados durante o Rússia Inglaterra.

Alexandre Chpryguine, que é próximo de um deputado ultranacionalista russo, faz parte de um grupo de 20 adeptos que estão num centro de detenção mas que vão ser expulsos de França. Outros 20 adeptos serão libertados sem quaisquer acusações.

Refira-se que as autoridades francesas procederam à detenção de 43 pessoas, sendo que três delas vão esta quinta-feira a julgamento, confirmou à AFP a acusação. Os adeptos detidos vão responder pelas acusações de violência, tal como já aconteceu a dez adeptos britânicos, franceses e austríacos. São acusados de «participação consciente em ação em grupo» com o objetivo de preparar «violência deliberada contra pessoas» e arriscam ter de cumprir um ano de prisão e uma multa de 15 mil euros.

Esta quinta-feira o ministro do interior francês fez o ponto de situação desde o início do Euro 2016, revelando que já foram detidos 323 adeptos. Desses, 196 pessoas, oito foram condenados a prisão efetiva e três tiveram penas suspensas, esclareceu o gabinete do ministro em comunicado.

Continue a ler esta notícia

Relacionados